O que aprendi aos 20 anos


Depois de passar todo o mês de Junho remoendo a proximidade dos meus 21 anos, o dia dois de Julho chegou como outro qualquer, com uma chuva serena dando boas vindas a essa nova fase que nem sei como chegou e já tá passando tão depressa, me deixando mais assustada ainda. Agora, oficialmente adulta (mesmo sem se sentir uma), escrevo esse post para vocês, ainda sem saber ao certo o que dizer.

Sempre tive medo da idade, não de envelhecer, mas do que vem com ela: "ainda tá solteira? cuida, se não fica pra titia", "não tá trabalhando? quando o pai sustenta é bom demais", "tá pensando em fazer outra faculdade? não vai abandonar essa não, começou tem que terminar" entre outros julgamentos que vem quando os números aumentam que te fazem lembrar a beleza que é não conseguir alcançar a prateleira de cima ou andar no banco da frente do carro.

Estamos todos cercados de pessoas demais, com ideias demais e julgamentos demais, mas não tem uma única pessoa que queira se sentar contigo e ao menos tentar de entender. Talvez essa pessoa nunca vá existir, ou talvez ela seja aquela vozinha na sua cabeça que mesmo com tudo ao teu lado caindo aos pedaços ela insiste em dizer que tudo vai ficar bem.

Não sei o que me aguarda nesse novo ano que está adentrando sem nem ao menos ter sido convidado, e já está no sofá mandando no controle remoto. O que sei nesse momento é que felizmente a vida, por mais dura que seja comigo, tem me ensinado coisas belas e me transformado em uma pessoa melhor. Resolvi fazer uma listinha e mostrar para vocês o que aprendi até os meus 20 anos:

💜 Tudo o que acontece, por pior que possa parecer no momento, você percebera que será para o seu próprio bem.
💜 Melhor você está sozinha do que está mal acompanhada.
💜 Amizades vem e vão, muitas vezes é melhor deixar elas irem.
💜 Uma pessoa quando está realmente interessada em você não vai fazer joguinhos, muito pelo contrário.
💜 Você não deve ficar com uma pessoa só porque ela está interessada em você, sem que você sinta o mesmo por ela.
💜 Ainda existe pessoas boas no mundo, e muitas vezes elas são aquelas que você menos imagina.
💜 Querer fazer uma pessoa pagar o que fez contigo é perda de tempo.
💜 Se aceitar como é, com todas as estranhezas que Deus te fez, é a chave para viver melhor e com a mente mais tranquila.
💜 Ter um hobby é fundamental para a sua saúde mental.
💜 Não fazer algo por medo do que as pessoas vão dizer é a coisa mais estupida dessa vida.
💜 Se você quer parar de fazer algo, mesmo que as pessoas digam o contrário, pare. Respeitar os seus limites e suas vontades é a coisa mais importante que você pode fazer por si mesmo.
💜 Se amar e se por em primeiro lugar não tem nada de errado, não te faz egoísta nem nada parecido, apenas te faz diferente de um montão de pessoas (e mais feliz que elas).
💜 Nunca, nunca mesmo, deixe de fazer algo que quer muito por causa de uma pessoa. Pessoas vão e vem, seus desejos e vontades, não.
💜 Quando uma pessoa te ama de verdade, ela não vai querer te mudar, ela vai te aceitar da exata forma que você é.
💜 Você só vai querer por perto pessoas que te amem de verdade.
💜 Tente, ao máximo, não ser grosso com alguém, as vezes a outra pessoa está em um dia ruim e você pode ser a chance de melhorar um pouco.
💜 Nunca julgue a atitude de ninguém, a maioria delas teve um motivo (e às vezes ele é maior que o seu).
💜 Ser simples é a melhor coisa que você pode ser nessa vida.
💜 Poder ficar em paz e conversar consigo mesmo, tentando entender o que está acontecendo e o que você realmente quer, pode ser uma terapia e tanto.
💜 Ter medo de algo está tudo bem, na verdade, isso te faz mais humano.

E isso é um pouco do que queria compartilhar por aqui com vocês. Uma nova aventura está se iniciando em minha vida e espero que me ensine coisas mais belas e melhores.

Até mais :*

Renata

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

5 comentários:

  1. Adorei o post, eu faço 20 aninhos amanhã e já estou nervosa pra caramba, hahah
    Uma das coisas dessa lista eu ainda preciso aprender a fazer é não deixar de fazer algo por medo do que as pessoas vão dizer. Infelizmente eu sou muito assim ainda :(
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo teu comentário no meu blog. <3
    Fiz 20 anos em Maio e percebo bem do que falas! O meu conselho e fazeres aquilo que gostas, sê feliz. :)
    Beijinhos <3

    www.myfashionroutine.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não fiz nem 18 e essa postagem parece que foi feita pra mim. Sempre é bom ler coisas assim, por mais que a gente já saiba. Às vezes precisamos ouvir. Às vezes precisamos dizer pra nós mesmos. E essa é a vida. Tenho certo receio, também, mas o que é um aniversário se não uma volta completa ao redor do sol? Hahaha

    Beijo!
    CONTROVÉRSIAS.

    ResponderExcluir
  4. Você está muito certa em cada tópico, e eu levei muito tempo para aprender cada uma por experiência própria!

    Com amor,
    Bruna Morgan

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso o post e conforme a idade vai passando vamos aprendendo cada vez mais e melhor. Parabéns pelo seu aniversário.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir